“Que público é esse?” formou mais de 200 educadores de museus em 2013

Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais foi concebido com o objetivo de fornecer subsídios para o trabalho de recepção, comunicação e educação de públicos que visitam museus e centros culturais, visando a melhoria da qualidade da experiência de visita e a ampliação do acesso à cultura. Para isso foram estruturadas duas linhas de ação principais: a publicação de um livro e a realização de seis cursos de formação para as equipes de museus e centros culturais do estado de São Paulo. Ambas ações tiveram como foco a formação das equipes que atuam diretamente com os públicos desses espaços, tratando temas relevantes para esses profissionais, como o diagnóstico e a inclusão de novos públicos e as estratégias para a construção de visitas significativas às exposições.

Os temas abordados no livro incluíram um panorama sobre a ampliação do papel educacional desses espaços, diagnóstico e inclusão de novos públicos, aspectos da formação dos profissionais que atuam junto aos visitantes e reflexões sobre visitas significativas às exposições realizadas nesses locais. A partir da etapa de pesquisa também foi identificada a importância da inclusão de atividades práticas no material, que culminaram na concepção e redação de três oficinas incluídas no livro.

Já os cursos foram realizados por meio do estabelecimento de parcerias com diferentes instituições culturais e com o apoio do SISEM. Foram nossos parceiros: o setor educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo; do Museu do Café de Santos; do Museu Casa de Portinari, em Brodowski; do Museu de São Carlos; do Museu Monteiro Lobato, em Taubaté e do Museu Índia Vanuíre, em Tupã.Turma de educadores de Taubaté

Como resultado, por meio desse projeto, foram formados mais de 200 profissionais que atuam em instituições culturais no Estado de São Paulo e em algumas outras cidades do Brasil. Também foram distribuídos gratuitamente 1.500 (um mil e quinhentos) exemplares do livro para centenas de museus e instituições culturais do estado de São Paulo. Além disso, o material permanece disponível para download aqui no site.