O que atrai famílias, idosos e alunos a visitarem exposições? Como eles se comportam ao longo do percurso? O que fazer para que eles tenham uma boa experiência educacional? A partir dessas perguntas, as autoras Luciana Conrado Martins (Org.), Ana Maria Navas, Djana Contier e Maria Paula Correia de Souza, da empresa Percebe, nos guiam no livro Que público é esse? Formação de públicos de museus e centros culturais, propondo descobrir características desses espaços, compreender melhor os visitantes e saber como planejar e executar ações educativas em exposições.
Financiado pelo Instituto Votorantim por meio do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria do estado da Cultura, o livro Que público é esse? é pioneiro no Brasil, dada a pouca circulação de informação nessa área em língua portuguesa. A carência desse tipo de material acontece porque o conteúdo produzido no contexto acadêmico não é facilmente transposto ao trabalho do dia a dia, da mesma forma que as pesquisas das ações educativas dos museus e exposições não são comumente divulgadas. Com a atenção voltada para esse assunto e uma seleção de estudos acadêmicos, o livro aborda conteúdos importantes para a prática educacional desses espaços com foco na relação educacional.
Além de traçar um panorama histórico sobre a relação dos museus com seus públicos, o livro aponta como uma exposição pode se comunicar com diferentes tipos de visitantes e qual o papel do educador nesse processo. Defende que conhecer as especificidades dos diferentes públicos que visitam esses espaços, sendo crianças, famílias, escolas, adultos ou pessoas com deficiências, pode ampliar a experiência da visita.
O livro traz ainda algumas estratégias de como fazer o público aprender mais e melhor, por meio de visitas educativas e explorando também outras possibilidades que os museus e os centros culturais apresentam para os seus públicos como cursos, peças teatrais, ateliês e jogos. No fim do livro, oficinas e atividades, bem como dicas de leituras e referências bibliográficas, são disponibilizadas com o intuito de incrementar a prática profissional.arcelo Araújo, Secretário da Cultura, durante o lançamento do livro em SP.
O lançamento desta publicação foi realizado na Estação Pinacoteca, em São Paulo, no dia 7 de maio de 2013, seguido do primeiro curso de formação de educadores de museu.